Dra Gudrun Burkhard, percursora do aconselhamento biográfico no Brasil e, também, minha avó!
Minha avó não é somente uma fonte de inspiração, mas meu legado.
Partiu dela toda a dinâmica extraordinária que aconteceu na minha vida, que sempre esteve fundamentada dentro dos valores antroposóficos. Ela trouxe da Alemanha uma bagagem técnica que foi germinada em áreas da medicina e da educação e, claro, em todas as vidas daqueles que conviveram com ela.
Eu, por exemplo, nasci na Clínica Tobias, fundada por ela e meu avô. Estudei numa escola Waldorf fundada pela minha mãe. Vivi valores dentro de casa que sustentaram de forma grandiosa todo meu processo de crescimento e auto-conhecimento. Aprendi com minha avó e minha família a dar valor à vida, ao que é simples, à natureza, a ter ritmo! Vivi dentro dessas verdades, sem televisão, com conto de fadas, e desde o manejo de febre até a alimentação era tudo bem diferente do habitual da nossa sociedade.
Não me considero, por isso tudo, uma antropósofa, pois não quero estar em caixinhas. Faço genuinamente um trabalho antroposófico, seguindo essa minha linhagem, de forma natural. E levando sempre comigo a responsabilidade confiada por minha avó, no tratamento e cuidado da vida à luz da antroposofia.